10.10.04


Painel de Homenagem a Ricardo, o Roy dos Frangos.

O MAIOR DE TODOS NÓS
Por Aurélio Lischtenstein, pintor.

No dia em que Jacques Derrida nos deixa, a selecção nacional de futebol dá mais um exemplo brilhante de autofagia, evocando o lendário empate com Malta no estádio dos Barreiros, a 29 de Março de 1987. Com efeito, a selecção lusa deu uma forte dentada no seu adutor ao conseguir um glorioso empate com a selecção do Liechtenstein (obrigado Vaduz), graças à magia total e pós modernidade plena do seu (nosso?) guarda redes: o mítico Ricardo. O maior de todos nós, um homem que consegue por uma nação inteira a rir. Qual Gato Fedorento, qual quê. O Aviário do Montijo, como é apodado carinhosamente por um desconstrutivista português, deu-nos a maior gargalhada que há memória e garantiu, ad eternum, um lugar na História e medalha de ouro naqueles momentos de ridículo desportivo que passam sempre a trinta e um de Dezembro. Seja no monumental frango que sofreu, (“um capão”, como disse o meu Avô) seja na reacção pós golo, expressando irritação com o Cosmos e com a defesa portuguesa que o comprometeu, claro.
Ricardo entrou hoje na galeria dos mitos vivos do futebol português. Com ele na baliza, a ideia de segurança que transmite assemelha-se àquela que sentimos no meio de um canavial de bambu quando por ele passa o furacão El Niño. Silvino e Neno já têm um sucessor à altura, um verdadeiro ilusionista, um homem das belas artes: Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira. A pós modernidade agradece. E a arte oferece-se-te.


Para mais tarde recordar, mostrar aos filhos e aos netos, aqui se imortalizam os onze que subiram ao relvado do Estádio de Rheinpark. Atente-se no nome do Árbitro e pense-se no titular da baliza portuguesa. Tem tudo a ver, não? O Ricardo é-o.
Liechtenstein: Peter Jehle; Michael Stocklasa, Telser, Daniel Hasler e Cristoph Ritter; Martin Stocklasa, Raphael Rohrer (46’ Roger Beck), Andreas Gerster (88’ Ronny Buchel) e Thomas Beck; Mario Frick (90’ Daniel Frick) e Franz Burgmeier
TR: Martin Andermatt
Portugal: Ricardo; P. Ferreira, J. Ribeiro, R. Carvalho e J. Andrade; Costinha (46’ Tiago), Maniche e Deco; Simão (56’ Petit), C. Ronaldo (61’ H. Postiga) e Pauleta.
TR: Scolari
Árbitro: Novo Panic (Bósnia)
Árbitros-auxiliares: Miroslav Miric (Bósnia) e Mojo Tutun (Bósnia)
Quarto-árbitro: Rusmir Mrkovic (Bósnia)


Golos: 0-1 23’ Pauleta; 0-2 30’ Daniel Hasler (ag); 1-2 48’ Franz Burgmeier; 2-2 76’ Thomas Beck

1 Comments:

At 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ele e ca um frango que ate da vontade de o comer!!!

 

Enviar um comentário

<< Home