15.11.05



O PRIMEIRO TITULAR É PÓS MODERNO
Uma análise fria, cínica e calculista de Quarlos Eirós, o Analista.

Estou extremamente feliz com as declarações de Filipe Scolari, ao afirmar que, a sete meses do início do mundial, Ricardo, o Aviardo vai ser titular. É óptimo ter um seleccionador de ideias limpas e clarividentes. Denota-se uma crescente planificação das coisas. Os alhos e a água benta – essa descientificidade – são substituidas pela planificação a (demasiadamente) longo prazo. Sign O’ the Times, como dizia o Prince. Conforta-me saber que, seguramente, Eriksson, Mourinho, Daúto Faquirá e Capello já sabem, igualmente, quem vai ser o lateral direito das suas equipas daqui a sete meses. Situações perfeitamente normais.
Enche-me, portanto, de felicidade o facto de Scolari já ter escolhido Ricardo, O Aviardo – e melhor, já lhe ter ofertado a titularidade como quem me oferece um cheque disco. E esta felicidade projecta três corolários que passo a explanar:

Primus – quem sai a ganhar no meio disto tudo, é o Futeblog Total e a Pós Modernidade. Com efeito, a escolha do Galo do Montijo assegura a todos os pós modernos de bancada que o seu primus inter pares vai estar presente no Mundial. O primeiro convocado e o primeiro titular da baliza das Quinas é um Pós Moderno de excelência e isso só nos pode deixar orgulhosos e esperançosos em mais um World Cup cheio de momentos Pós Modernos. Ao fim e ao cabo, disso depende a vida deste blog.

Secundus – A presença do Aviário do Montijo nas redes portuguesas no Deutschland 06 enche-me, igualmente, de felicidade pelo facto do titular ser ele: o propriamente dito, o homem enquanto zöllen kantiano. É que podia perfeitamente ser um Pacote de Leite Meio Gordo da Mimosa o dono da baliza e objecto da protecção do seleccionador. E aí a coisa complicava-se. É que o Aviário é melhor que o Pacote de Leite Meio Gordo da Mimosa a defender. Ainda bem que o Scolari decidiu delfinizar o Aviardo e não outra coisa qualquer. Ao menos, o titular da baliza da selecção é humano e mexe-se, o que só demonstra a inteligente escolha do seleccionador. Já imaginaram se Scolari se mantinha intransigente e fazia toda esta novela em torno de um Pneu Dunlop de Bicicleta? E em torno de uma Garrafa de 1 Litro de Compal Nectar Morango?

Tertius – A insistente escolha de Ricardo, conjugada com os pontos Primus e Secundus, traduz-se na inquívoca comprovação da existência de delfinados e protectorados - e consequentemente, de delfins e protegées - no futebol português. E Ricardo Pereira é, actualmente, o expoente máximo desse delfinismo. O modo como é protegido chega, por vezes, a roçar o dadaísmo. O Aviário do Montijo tem a certeza absoluta que – e perdoe-se a grosseria maldororiana da imagem - mesmo perdendo um braço e ficando cego ou, alternativamente, engordando sessenta quilos, continuará a merecer a confiança do seleccionador, do presidente da federação e daquela cambada de seguidistas que estoira rios de dinheiro em outdoors gigantes e autocaravanas para apoiar o Galo do Montijo. Mesmo que anuncie o fim de carreira, Scolari chamá-lo-à. Mesmo que a idade não perdoe e os netos não aconselhem, Ricardo continuará a ser convocado. E pior: a achar que merece ser convovado.

Estamos, portanto, na presença do maior protegido de todos os tempos do lusofutebol, perante um caso de um jogador que tem mais margem de pós-modernidade que os outros. Pode errar, enterrar, enrodilhar e enrolar, que todos saem em defesa da dama do Montijo. Posto isto, dou graças ao Senhor que Ricardo não seja controlador de tráfego aéreo ou cardiologista e que se resuma à prática do futebol, essa tarefa que, segundo Autuori “é a coisa mais importante das coisas menos importantes das nossas vidas”.