6.7.05











Um dos melhores momentos deste Simpósio foi a intervenção, via satélite, do Mestre José D’Alcouce y Dafundo, microeconomista de Macau. Pautada pela rapidez (por questões do já célebre "tempo de satélite"), a alocução de Y Dafundo dá-nos a entender que a Pós Modernidade no futebol em terras de Rocha Vieira, também já nasceu.


O (IN) FORTÚNIO DE EZEQUIEL BORRA BOTTAS
OU OS MILAGRES DO NEOCONFUCIONISMO


Este texto é uma singela, mas significativa homenagem a esse herói esquecido do futebol do Oriente. Por ocasião do segundo aniversário do Futeblog Total, pretendo iluminar os pós-modernos com a luz neoconfucionista do futebol praticado em Macau.
Ezequiel Borra Bottas era um jovem ainda imberbe quando chegou a Macau. Oriundo do Sul da Metrópole, de uma aldeia perto de Elvas, Ezequiel, Er Tzi Kel para os chineses, tinha um traulitar meio castelhano. Aliás, os colegas da PSP de Macau chamavam-lhe o “Di Stefanno” de Hac Sa, (Bairro da areia Preta, na zona norte de Macau). Isto porque nos jogos do campeonato da primeira divisão de futebol, Ezequiel fintava s duas equipas e depois chutava para onde estava virado. Um dia, num jogo contra os serviços de Alfãndega, mandou a bola para o Tempo de A Ma, a uns bons 300 metros do campo do Canídromo. Confundido e atónito exclamou alto e bom som “Estoy Confúcio”.
Depressa, os jogadores da equipa adversária e rival prostraram-se no Relva iluminados pela reencarnação do mestre da China antiga. Sem grande discussão, até porque Ezequiel só sabia dizer “Tshek Oi” e “M goi” em cantonense, os jogadores decidiram adoptar a filosofia de jogo de Ezequiel. Uns anos mais tarde, Ezequiel apercebeu-se que tinha estado na origem da filosofia neoconfucionista do futebol de macaense. Sem saber como lembrou-se das sábias palavra do Mestre Confúcio: “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber”. Ainda hoje, a PSP e os Serviços de alfândega ganham campeonatos, sem saberem bem como... Mas mais ninguém conseguiu enviar a bola do canídromo para o Templo de A Ma.