25.7.05

PÓS PRÉ-PUBLICAÇÃO DO SUMPTUOSO PRÓLOGO DO LIVRO DO FUTEBLOG-TOTAL




O conjunto de textos que aqui se dá ao prelo é uma súmula do que foram dois anos de profícua actividade filosófico-futebolística. São prosas de inegável valor científico e pós moderno, que espelham o pulsar de uma nova categoria na interpretação fenomenológica do futebol global: a passagem da modernidade à pós modernidade no mundo da bola.
Futebol e filosofia são ciências gémeas, constituidas por aporias e perguntas retóricas. À questão filosófica “o que posso conhecer?”, responde o futebol com “porque é que a bola foi ao poste?”. Ao lado das filosofais interrogações “de onde vimos? para onde vamos?” estão sempre as futebolísticas “como é que perdemos este jogo? porque é que o mister não meteu mais avançados?”. Todas elas são provas que futebol e filosofia caminham juntos de mão dada na construção de um mundo menos canídeo, na tentativa de desvendar os grandes mistérios da Condição Humana. Isto para além de começarem ambas por “F”.
Assumindo, ab initio, a entrada numa total e globalizante era Pós Moderna, urge inverter Marx e dizer, com propriedade, que é importante interpretar o mundo antes de o transformar. É esta interpretação, esta hermenêutica, esta reflexão apurada que o Futeblog Total foi fazendo nos dois últimos anos, pela pena e verve dos seus insígnes autores e alguns leitores. Estes ensaios são, arrisco dizer, uma espécie de best of de uma ágora que, desde três de Julho de dois mil e três, trouxe um novo género de gratificação intelectual a quase quarenta e seis mil leitores àvidos de excelência, tackles, pós modernismo e passes de trivela. É para eles e graças a eles que se publica esta colectânea de dissertações, análises críticas, boutades e mistificações.
Tenho a humilde e sentida certeza, do fundo do coração, que daqui a várias décadas, num retorno às transmissões orais, estes textos continuarão a passar de geração em geração. Imunes à inexorável chama do Tempo.

Bogotá, 22 de Julho de 2005,
Quarlos Eirós